Fale Conosco
  • phone
    (11) 3621-3080
  • (11) 94224-3080
  • location_on

    Rua Dom Pedro Henrique De Orleans E Bragança, 929 Vila Jaguara - São Paulo/ SP

Deixe sua Mensagem

    Tudo que deve conter no plano de contingência da sua empresa

    230118.091009 Blog - Quero montar uma empresa - Tudo que deve conter no plano de contingência da sua empresa

    Saiba o que é necessário para elaborar um plano de contingência efetivo

     Confira abaixo como desenvolver um plano de contingência eficaz para a sua empresa

    Nenhum empresário gosta de ter que lidar com imprevistos ou que seu plano inicial falhe, porém, essas circunstâncias são extremamente comuns no mundo corporativo. Diante disso, o plano de contingência é um fator que deve ser conhecido e compreendido na gestão de uma empresa.

    Um plano de contingência é um conjunto premeditado de etapas que podem ser empregadas em uma crise inesperada, de modo a reduzir quaisquer perdas e resultados adversos.

    Os procedimentos são a base de qualquer empreendimento comercial, e é com eles que você pode resolver os contratempos que poderiam encerrar toda a sua operação.

    Neste artigo, você saberá o que significa ter um plano de contingência empresarial para ocasiões imprevistas e tudo que deve ser considerado nesse planejamento. Confira agora!

    O que é um plano de contingência?

    Um plano de contingência é uma ferramenta que delineia as formas pelas quais a empresa deve responder a situações inesperadas e adversas que possam afetar seu funcionamento. 

    Este plano é desenvolvido com um conjunto de ações e procedimentos criados para ajudar uma empresa a se preparar e responder a eventos imprevistos, minimizando seus impactos e ajudando a empresa a se recuperar o mais rapidamente possível.

    Qual a importância do plano de contingência empresarial?

    O objetivo do plano é deixar claro os passos que a empresa deve tomar no caso de um incidente imprevisto que tenha o potencial de impactar ou prejudicar seus processos. 

    O objetivo é assegurar que as operações-chave da organização não sejam influenciadas ou, se o forem, que possam voltar rapidamente a um estado de plena capacidade ou pelo menos a um nível mínimo aceitável, a fim de evitar quaisquer paradas prolongadas que possam acarretar maiores perdas para a empresa. 

    O que deve conter em um plano de contingência?

    Como os problemas potenciais irão variar de uma organização para outra, o plano será adaptado a cada tipo de negócio, portanto não existe uma receita única. Mas, no geral, todo plano de contingência bem elaborado deve conter:

    • Comitê de gestão de crise – O estabelecimento dessa equipe é composta por um grupo diversificado de profissionais que possuem a experiência para criar e aplicar técnicas eficazes de solução de problemas é essencial ao dar início ao seu plano de contingência. Esta é uma das etapas mais importantes de todo o processo.
    • Determinação dos riscos – A criação do plano de emergência deve reconhecer e avaliar os riscos que podem influenciar o desempenho da organização. Nesta fase, você precisa antecipar qualquer dificuldade que sua empresa possa enfrentar.  Por isso, especifique a chance de cada evento acontecer e seu efeito resultante. 
    • Determinação dos recursos – Também é necessário que o plano tenha os recursos que possam ser utilizados para evitar circunstâncias indesejáveis. Quando a situação difícil terminar, é essencial avaliar os resultados e fazer mudanças para que, na próxima vez em que o plano for executado, ele tenha mais sucesso.
    • Equipe bem treinada – tenha em mente que, para o plano ser eficaz, o treinamento do pessoal é essencial. Desta forma, a possibilidade de que tudo corra conforme o planejado aumenta significativamente.
    • Acompanhamento – é importante examinar regularmente o plano de contingência para ter certeza de que ele ainda é válido e efetivo. Considere quaisquer novos riscos ou oportunidades, e faça as modificações necessárias, se necessário.

    Conte com auxílio capacitado para colocar seu plano em ação!

    Geralmente, um plano de contingência é colocado em prática quando um perigo potencial é identificado. É difícil desenvolver um plano sem antes reconhecer se algum risco está presente, mas identificar os riscos também não é uma tarefa qualquer.

    Além disso, se uma oportunidade estratégica for identificada, um plano pode ser formulado para descobrir a melhor maneira de incluí-lo no procedimento de treinamento.

    Sabendo que tudo isso é não é simples de ser implementado, por isso, para uma empresa que busca precisão nesse processo, ter o apoio especializado é fundamental.

    Para ter o apoio necessário para um plano de contingência efetivo, entre em contato conosco agora mesmo!

    Fonte: Abrir empresa simples

    PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

    Rate this post

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários